Se você pretende alugar um imóvel no qual a imobiliária ou o proprietário exige um seguro fiança, saiba como funciona a contratação para o inquilino que está com o nome sujo, ou seja, com alguma restrição financeira em seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.
A expressão “estar com o nome sujo” é amplamente reconhecida e utilizada para descrever situações onde indivíduos, por razões diversas, acabam por não honrar compromissos financeiros, resultando em restrições cadastrais.
Este cenário, infelizmente comum, traz uma série de desdobramentos negativos para a vida financeira e pessoal. Vamos tentar ajudar neste artigo quem se encontra nesta situação e precisa de um seguro fiança para alugar um imóvel.
Ainda não conhece o seguro fiança e tem dúvidas sobre como ele funciona, assista ao vídeo abaixo e confira aqui no blog da Carteira Segura para mais informações.
Recusa em todas as seguradoras, o que fazer?
Sabemos a dificuldade que é alugar um imóvel no Brasil, ainda mais com uma taxa de juros cada vez mais alta (Selic sobe para 12,25%) e a inadimplência nas famílias brasileiras com um número muito elevado, pois temos mais de 71,44 milhões de pessoas em situação de inadimplência segundo o Serasa.
Esse cenário contribui para que o crédito seja cada vez mais caro tanto para empréstimos quando para a aceitação nas seguradoras em produtos de risco como o seguro fiança. A questão que fica é, o que fazer quando todas as seguradoras se recusa a aceitar o risco?
Já ouviu falar no locatário solidário?
Se todas as seguradoras recusarem a sua proposta, você poderá fazer em nome de outra pessoa que tenha a aceitação, algo conhecido no mercado como locatário solidário.
Em caso de inadimplência ele será o responsável e terá obrigações de forma direta, ou seja, através do contrato de locação no mesmo instante que as condições são firmadas.
Aí não tem jeito, você deverá “limpar o nome” primeiro ou pelo menos reduzir as restrições que mais pesam na sua reputação financeira.
Logo mais adiante, saiba como fazer esse procedimento.
Negocie as Dívidas e Peça Outra Análise
Alguns órgãos de proteção ao crédito permitem realizar o cadastro e entender o quais são as suas dívidas. Existe a possibilidade de consultar o seu SCORE e saber como melhorá-lo.
Faça o cadastro completo nestes órgãos e negocie as suas dívidas. Segue a lista com link de cada um deles:
Somente por se cadastrar nos sites acima, como no cadastro positivo, e negociar as suas dívidas, já é um sinal de melhoria no seu score.
A Melhor Alternativa para o Seguro Fiança
Se você está impedido de fazer o seguro fiança devido a uma restrição financeira, negocie com o proprietário do imóvel a possibilidade de fazer um título de capitalização como garantia de aluguel.
É muito melhor financeiramente falando porque você pode resgatar o dinheiro de volta e o locatário pode solicitar o dinheiro quando houver a inadimplência.
Se o problema for dinheiro, siga lendo este artigo para te ajudar.
Dinheiro Para Limpar o Nome e Fazer o Seguro Fiança
Tente algumas alternativas para conseguir um crédito para quitar as suas dívidas como um empréstimo pessoal no banco de maior relacionamento, empréstimo em fintechs ou até mesmo, se achar conveniente, emprestar de alguém da família.
Possui veículo quitado ou imóvel/terreno?
Uma das melhores taxas do mercado é o Crédito com Garantia de Veículo ou o CGI (Crédito com Garantia de Imóvel) também conhecido como Home Equity.
Você faz o refinanciamento do seu veículo com uma taxa ótima para conseguir o dinheiro para quitar as suas dívidas de uma vez por todas. No caso do Home Equity, o seu imóvel ou terreno poderá ser usado como garantia para conseguir o crédito.
Ambos são bem mais em conta do que um crédito pessoal. Veja as vantagens:
- Os bens continuam com você
- Simulação, contratação e assinatura do contrato totalmente online
- Consiga até 90% do valor do seu veículo ou até 50% do valor do seu imóvel/terreno para usar como quiser
Sabemos da dificuldade que é conseguir crédito hoje em dia no Brasil, seja para alugar um imóvel ou para investir no seu próprio negócio.
Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar de alguma maneira, obrigado! 👊