Você é prestador de serviços ou está pensando em prestar serviços e quer se formalizar através do MEI (Micro Empreendedor Individual)? Saiba como abrir o MEI para prestador de serviços passo a passo.
Nunca foi tão fácil se formalizar e começar um negócio no Brasil, o difícil mesmo é se manter, mas para abrir um CNPJ e começar a emitir notas fiscais, ter maior facilidade ao crédito e possibilidade de mais negócios ficou menos burocrático através do MEI.
Como o MEI Pode Ajudar os Autônomos
Não importa se você é um autônomo como um pintor, pedreiro, eletricista ou marceneiro, o MEI abrange essas e muitas outras profissões que hoje em dia acabam atuando na informalidade e até mesmo ficando desbancarizados e sem acesso a opções de crédito atrativas para estes profissionais.
Quais São as Vantagens do MEI
Estas são as vantagens para quem busca se formalizar como MEI, além do acesso a diversas ferramentas que permitem melhorar a atuação profissional, o micro empreendedor também terá um visão profissional do cliente que o contrata, principalmente os clientes PJ.
- Emissão de Nota Fiscal
- Conta Pessoa Jurídica
- Emissão de Boletos
- Melhores Ofertas de Crédito
- Melhores Ofertas com Fornecedores
- Comprovante de Faturamento
- Registro de Até 1 Funcionário
- Benefícios Previdenciários
- Prestação de Serviços para Clientes PJ
- Desconto na Compra de Veículos
Como Abrir o MEI
Saiba agora como abrir o MEI Passo a Passo:
- Faça ou atualize a sua conta GOV.Br (nível prata ou ouro)
- Acesse o Portal do Empreendedor MEI
- Faça o seu cadastro de Empreendedor MEI
Para que você veja em detalhes, preparei alguns prints do passo a passo.
1 – Faça ou atualize a sua conta GOV.Br no nível prata ou ouro
Caso você ainda não tenha o acesso do GOV.Br você poderá criar o seu entrando com o CPF e depois fazer o reconhecimento facial ou logar direto com o acesso de um banco digital.
2 – Acesse o Portal do Empreendedor MEI
Basta acessar o Portal do Empreendedor MEI logado na sua conta GOV.Br ou acessar novamente com o seu CPF e senha criada. Lembrando que para poder abrir o MEI a sua conta GOV.BR deve estar no nível prata ou ouro, caso contrário será necessário realizar os procedimentos para subir o nível de confiabilidade e segurança da conta.
3 – Faça o seu cadastro de Empreendedor MEI
Pronto, agora é só preencher os dados pessoais (endereço) que estão faltando, tenha sempre o acesso ao telefone e ao e-mail informados. Basta seguir informando o capital inicial que pode ser a partir de R$ 1,00, a sua forma de atuação (local fixo ou fora), a sua atividade profissional principal e as secundárias (opcional).
Após o preenchimento de todas as informações marque que as opções de confirmação dos termos para a abertura do seu cadastro como micro empreendedor individual.
Lembre-se das Obrigações do MEI
Não esqueça de salvar o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, de emitir o seu DAS (Documento de Arrecadação do Simples) a guia mensal de contribuição do MEI e também de todo ano fazer a Declaração Anual de Faturamento no ano seguinte.